A 44ª Festa do Fundidor, realizada anualmente em Joinville (SC), reuniu mais de 600 pessoas em 5 de dezembro, no Campus Park da Escola Técnica Tupy.
Marcada por homenagens, a solenidade em homenagem a Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reuniu trabalhadores das áreas de fundição e metalurgia, alunos e egressos da ETT, professores, familiares e convidados.
Nesta edição, o título de Fundidor do Ano foi concedida a Robson Luiz Martins, da Schulz.
Sobre Robson Luiz Martins
Técnico em Metalurgia formado na Escola Técnica Tupy em 1975, Robson é graduado em Administração de Empresas pela Univille e pós-graduado em Engenharia de Produção e Manufatura pela Fundação Getúlio Vargas.
Com 48 anos de experiência profissional, ingressou na Schulz em 2009, onde atua, desde 2024, na Engenharia de Qualidade de Fornecedores.
Segundo Cinthia Rocha, reitora da UniSociesc, a instituição tem orgulho de realizar anualmente essa homenagem. “A Escola Técnica Tupy continuará assumindo o compromisso de realização desse grande encontro. O nosso evento celebra a importância dos fundidores na história e na economia da cidade, e essa festa será a coroação dessa história por muitos e muitos anos ainda.”
Além das homenagens e do tradicional “batismo” do Fundidor do Ano, o evento celebrou os 50 anos de formatura da turma de Metalurgia da Escola Técnica Tupy.
Sobre a ETT
Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy faz parte da UniSociesc, instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país.
Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio.







