Em eleição realizada em 2 de julho, Mauricio Colin, vice-presidente da Daicast Indústria e Comércio, foi eleito presidente do SIFESP – Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de São Paulo para o triênio 2025-2028.
Em entrevista exclusiva ao Portal Fundição em Foco, Colin revelou o compromisso de reconstruir a representatividade da fundição paulista e restabelecer a força institucional do Sindicato. Em suas palavras, “o SIFESP precisa voltar a ocupar o espaço que merece no setor industrial, com voz ativa, postura ética e visão de futuro”.
Quando questionado sobre como estruturará a sua atuação, o presidente afirmou que os primeiros 60 dias serão dedicados a um levantamento completo da situação administrativa e jurídica da entidade, com foco na transparência, atualização da base de Associadas, análise das finanças, acordos firmados e decisões tomadas nos últimos anos.
Plano de governo
Sobre seus planos para a gestão do Sindicato nos próximos três anos, Colin disse que suas ações contemplarão a modernização do SIFESP, valorização do trabalho formal na indústria, apoio à transformação digital das fundições e fortalecimento da interlocução com o poder público.
Para tanto, pretende estruturar núcleos técnicos com especialistas voluntários em áreas como Meio Ambiente, Tributos e Comércio Exterior; lançar uma nova política de escuta ativa junto às empresas associadas, e restabelecer alianças com entidades como FIESP, CIESP, SENAI, ABIMAQ, ABAL e centrais sindicais, além de ampliar a articulação com outros Estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
E finalizou: “Reabriremos as portas do SIFESP para quem se afastou nos últimos anos e construiremos uma nova narrativa para o setor. Mais do que uma nova gestão, iniciamos um novo ciclo de união e compromisso com quem realmente produz no Brasil”.
Sobre Mauricio Colin
Engenheiro industrial e mecânico, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mauricio Colin é sócio-proprietário e vice-presidente da Daicast, empresa localizada em Guarulhos e referência nacional no setor de fundição sob pressão de ligas de alumínio e zamak.
Iniciou sua carreira técnica na Deca Metais Sanitários e formou-se no SENAI, onde consolidou a base de sua formação profissional e pessoal. Em 1993 passou a representar a Daicast e, em 2000, tornou-se sócio da empresa, hoje com 150 colaboradores.
Na área institucional, atua desde 2005 na ABIFA – Associação Brasileira de Fundição. No CIESP Guarulhos, iniciou sua trajetória em 2009, como coordenador de Expansão Social. Em 2011 foi eleito 1º vice-diretor, e assumiu a diretoria em exercício em 2013.
Entre 2013 e 2021, foi diretor do DEPAR (Departamento de Ação Regional) da FIESP. Foi eleito diretor titular para os mandatos de 2018–2021 e reeleito para 2022–2025.
Como diretor titular do CIESP Guarulhos, mantém diálogo constante com o poder público e lidera ações em prol da indústria local e regional, com foco em representatividade, competitividade e desenvolvimento econômico.
